quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Regras para apresentação dos trabalhos


1. REGRAS GERAIS  

a) há duas modalidades de trabalhos previstas para o evento: resumo e trabalhos completos, cujas regras específicas constam dos itens 2 e 3, respectivamente. 

b) para submissão dos trabalhos (resumos e trabalhos completos) os autores deverão enviar ao e-mail semanadireitounitri@gmail.com duas (02) versões: a primeira em PDF sem a indicação de autoria, que será enviada à Comissão Científica para avaliação anônima. A segunda, em arquivo do Word (extensão *.doc), deverá indicar a autoria. No corpo do e-mail deverá constar um telefone fixo e outro celular para contato com o responsável pela inscrição.

c) os trabalhos aprovados serão divulgados na página do evento, no endereço www.semanacientificadireitounitri.blogspot.com, bem como a data e horário das comunicações orais. Os trabalhos não aceitos pela Comissão Científica não constarão dessa relação, mas os autores serão informados via e-mail sobre a recusa.


d) os trabalhos aceitos pela Comissão Científica e apresentados nas sessões de comunicação oral darão direito ao certificado de participação aos autores, bem como a uma cópia em CD dos anais do evento. Os trabalhos aceitos, mas não apresentados, não farão parte dos Anais do evento, bem como os autores não receberão qualquer certificado de participação.  


e) as páginas dos arquivos devem obedecer às seguintes configurações: papel A4 (29,7cm x 21cm), margem superior de 3cm, margem inferior de 2cm, margem esquerda de 3cm e margem direita de 2cm.

f) na redação dos trabalhos deverá ser utilizada a fonte Times New Roman, com as seguintes especificações: tamanho 14 para o título do trabalho, tamanho 11 para as citações longas (em recuo), tamanho 10 para as notas de rodapé e tamanho 12 para os demais elementos do texto.

g) os destaques em negrito serão utilizados apenas para o título, subtítulos e nas referências bibliográficas (conforme instruções no item 4). Nos destaques para expressões em língua estrangeira ou grifos dos autores deverá ser utilizado o itálico.

h) o espaçamento entre linhas será de 1,5. Será simples o espaçamento para as citações longas em recuo (mais de 3 linhas) e para os elementos pré-textuais dos trabalhos completos (ver item 3, letra “a”). Haverá uma linha em branco entre cada elemento textual, como entre itens, entre subitens, entre o título e o nome dos autores, entre o resumo e as palavras-chave. Não haverá linha em branco entre as obras que compõem as referências bibliográficas.

i) para os resumos admite-se o máximo de 4 (quatro) coautores e para os trabalhos completos admite-se o máximo de 3 (três) coautores. É obrigatória a presença do orientador na condição de coautor, mas o nome deste será mencionado por último.

j) tanto para resumos quanto para trabalhos completos, os títulos virão em caixa alta e centralizados. Abaixo, alinhados à direita, os nomes dos autores. Para cada autor deverá ser inserida uma nota de rodapé para inserção de informações referentes à sua qualificação: vinculação acadêmica, grau acadêmico (titulação) e e-mail para contato. Havendo alguma espécie de fomento para a realização da pesquisa o órgão/entidade deverá ser informado.


2. REGRAS FORMAIS PARA OS RESUMOS

a) os resumos terão entre 400 e 500 palavras, excluídos nessa contagem o título do trabalho, autor(es) e referências bibliográficas.

b) o texto deverá explicitar o tema, sua justificativa, objetivos, metodologia empregada, referencial teórico e resultados (parciais ou finais).

b) após o texto do resumo deverão ser indicadas três palavras-chave.

c) ao final do resumo devem ser indicadas as referências bibliográficas utilizadas na pesquisa.

d) para demais formalidades, observar o que dispõe o item 1.


3. REGRAS FORMAIS PARA OS TRABALHOS COMPLETOS

a) os trabalhos completos deverão conter logo após o título e autoria (ver item 1, letra “j”): um sumário, indicando numericamente os subtítulos do trabalho; um resumo do trabalho, com o máximo de 250 palavras; e três palavras-chave. As expressões “Sumário”, “Resumo” e “Palavras-chave” virão em negrito, com a primeira letra maiúscula.

b) os trabalhos completos terão entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco) laudas, aqui incluídos desde os elementos pré-textuais (item “a”) até as referências bibliográficas.

c) todos os subitens deverão receber um número, seguido de um ponto. Exemplo: 1. Introdução; 2. Histórico; 2.1. Direito Romano; (...) 9. Considerações finais; 10. Referências bibliográficas.

d) a primeira linha dos parágrafos deverá ter afastamento de 2 cm. As citações longas (mais de três linhas) deverão vir em destaque, com recuo à direita de 4 cm, espaçamento simples, sem utilização de aspas e sem itálico. Para as citações com menos de três linhas, abrir e fechar aspas quando houver citação literal do texto pesquisado.

e) para demais formalidades, observar o que dispõe o item 1.

f) a Comissão Científica levará em consideração para aprovação dos trabalhos completos os seguintes critérios: relevância do tema; explicitação de objetivos e problema; metodologia adequada; demonstração de raciocínio lógico-científico; bibliografia pertinente e atualizada; consistência da fundamentação teórica; concatenação lógica entre as diversas partes do trabalho; respeito à regra culta da língua portuguesa; e respeito às regras formais explicitadas nesse documento.

g) trabalhos contendo citações não referenciadas de outros autores poderão excluir o trabalho, a critério da Comissão Científica. 

2 comentários:

  1. Washington Aparecido Silva25 de outubro de 2013 às 08:56

    Preciso encaminhar meu trabalho ( resumo) não sei onde ir. Me ajudem!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Washington,

    os trabalhos devem ser encaminhados para o e-mail semanadireitounitri@gmail.com

    veja em REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS, item 1, letra b.

    att.

    Coordenação Geral da Semana Científica

    ResponderExcluir