Regras para trabalhos

1. Regras Gerais  


a) há três modalidades de trabalhos previstas para o evento: resumo, resumo expandido e trabalhos completos, cujas regras específicas constam dos itens 2, 3 e 4, respectivamente.


b) para submissão dos trabalhos os autores deverão enviar ao e-mail semanadireitounitri@gmail.com duas (02) versões: a primeira em PDF sem a indicação de autoria, que será enviada à Comissão Científica para avaliação anônima. A segunda, em arquivo do Word (extensão *.doc), deverá indicar a autoria. No corpo do e-mail deverá constar um número de telefone celular (com Whatsapp) para contato com o responsável pela inscrição.


c) os trabalhos aprovados serão divulgados na página do evento, no endereço www.semanacientificadireitounitri.blogspot.com, bem como a data e horário das comunicações orais. Os trabalhos não aceitos pela Comissão Científica não constarão dessa relação, mas os autores serão informados via e-mail sobre a recusa.


d) os trabalhos aceitos pela Comissão Científica e apresentados nas sessões de comunicação oral darão direito ao certificado de participação aos autores. Os trabalhos aceitos, mas não apresentados, não farão parte dos Anais do evento, bem como os autores não receberão qualquer certificado de participação.


e) a inclusão dos textos completos nos anais do evento ocorrerão desde que sejam apresentadas versões completas e amplamente revisadas no prazo de até sessenta (60) dias, contados do encerramento do evento. Os autores que apresentarem a versão já revisada no ato da inscrição deverão fazer esta observação no corpo do e-mail, abrindo mão do prazo mencionado.


f) as páginas dos arquivos devem obedecer às seguintes configurações: papel A4 (29,7cm x 21cm), margem superior de 3cm, margem inferior de 2cm, margem esquerda de 3cm e margem direita de 2cm.


g) na redação dos trabalhos deverá ser utilizada a fonte Times New Roman, com as seguintes especificações: tamanho 14 para o título do trabalho, tamanho 10 para as notas de rodapé e tamanho 12 para os demais elementos do texto, inclusive citações longas.


h) os destaques em negrito serão utilizados apenas para o título, subtítulos e nas referências bibliográficas (conforme instruções no item 4). Nos destaques para expressões em língua estrangeira ou grifos dos autores deverá ser utilizado o itálico.


i) o espaçamento entre linhas será de 1,5 para todo o texto, inclusive para as citações longas em recuo (mais de 3 linhas) e para os elementos pré-textuais dos trabalhos completos (ver item 3, letra “a”). Haverá uma linha em branco entre cada elemento textual, como entre itens, entre subitens, entre o título e o nome dos autores, entre o resumo e as palavras-chave. Não haverá linha em branco entre as obras que compõem as referências bibliográficas.


j) para os resumos admite-se o máximo de 4 (quatro) coautores e para os trabalhos completos admite-se o máximo de 3 (três) coautores. É obrigatória a presença do orientador na condição de coautor, sendo o nome deste mencionado por último.


k) tanto para resumos quanto para trabalhos completos, os títulos virão em caixa alta e centralizados. Abaixo, alinhados à esquerda, os nomes dos autores. Para cada autor deverá ser inserida uma nota de rodapé para inserção de informações referentes à sua qualificação: vinculação acadêmica, grau acadêmico (titulação) e e-mail para contato. Havendo alguma espécie de fomento para a realização da pesquisa o órgão/entidade deverá ser informado.



2. Regras formais para os RESUMOS


a) os resumos terão entre 400 e 500 palavras, excluídos nessa contagem o título do trabalho e autor(es). O texto deverá explicitar o tema, sua justificativa, objetivos, metodologia empregada, referencial teórico, resultados (parciais ou finais) e referências bibliográficas.


b) após o texto do resumo deverão ser indicadas três palavras-chave.


c) não são permitidas citações longas no texto do resumo. 


d) para demais formalidades, observar o que dispõe o item 1.



3. Regras formais para os RESUMOS EXPANDIDOS


a) o texto do resumo expandido deve ter no mínimo 6 (seis) e no máximo 10 (dez) folhas e devera apresentar em seu conteúdo uma problemática (pergunta) sobre o tema delimitado.


b) após o texto do resumo deverão ser apresentadas entre 3 e 5 palavras-chave.


c) nas referências bibliográficas devem constar todas as obras lidas para a confecção do texto, sendo o mínimo de três obras.


d) é permitida a utilização de citações longas com a utilização do sistema autor-data.


e) para demais formalidades, observar o que dispõe o item 1. 



4. Regras formais para os TRABALHOS COMPLETOS


a) os trabalhos completos deverão conter logo após o título e autoria: um resumo do trabalho, com no máximo 250 palavras; um sumário, indicando numericamente os subtítulos do trabalho, separados por um ponto final; e três palavras-chave. As expressões “Sumário”, “Resumo” e “Palavras-chave” virão em negrito, com a primeira letra maiúscula.


b) os trabalhos completos terão entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco) laudas, aqui incluídos desde os elementos pré-textuais (item “a”) até a conclusão ou considerações finais. As referências bibliográficas não entram na contagem de laudas.


c) todos os subitens deverão receber um número, seguido de um ponto. Exemplo: 1. Introdução. 2. Histórico. 2.1. Direito Romano. (...) 9. Considerações finais. 10. Referências bibliográficas.


d) a primeira linha dos parágrafos deverá ter afastamento de 1,25 cm. As citações long(mais de três linhas) deverão vir em destaque, com recuo à direita de 4 cm, sem utilização de aspas e sem itálico. Para as citações com menos de três linhas, abrir e fechar aspas quando houver citação literal do texto pesquisado.


e) para demais formalidades, observar o que dispõe o item 1.


f) a Comissão Científica levará em consideração para aprovação dos trabalhos completos os seguintes critérios: relevância do tema; explicitação de objetivos e problema; metodologia adequada; demonstração de raciocínio lógico-científico; bibliografia pertinente e atualizada; consistência da fundamentação teórica; concatenação lógica entre as diversas partes do trabalho; respeito à regra culta da língua portuguesa; e respeito às regras formais explicitadas nesse documento.


g) trabalhos contendo citações não referenciadas de outros autores poderão excluir o trabalho, a critério da Comissão Científica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário